segunda-feira, 22 de setembro de 2008

medicos e os seus "super poderes"

boas. tenho reparado que no meio social actual há uma tendência geral para se sobrevalorizar os médicos e as suas capacidades. é só impressão minha ou os médicos, vulgos "sr. doutor", são homens e mulheres como os demais? acho sinceramente que sim, que não se devem evidenciar os médicos das outras pessoas, dando lhes a sensação que são especiais e que certas regras não se aplicam a eles. vou concretizar esta minha teoria em seguida explicando por passos todos os meus argumentos. começo portanto pelos estudantes que ambicionam estudar medicina, fico sempre com a sensação que não são pessoas estaveis as que tiram 19's e 20's a qualquer custo durante a secundaria, e passo a explicar, não sendo eu aluno dessas notas visto que possuo uma natural preguiça para estudar não sei bem o que move essas pessoas a estudar tão afincadamente, e creio que durante esse processo de introdução de materia à "força" no nosso fragil cerebelo, se fica muitas vezes perto da demencia, para já não falar das tendencias dos demais para "pegar" com essas pessoas, fazendo as por vezes passar maus bocados, momentos até que podem marcar a personalidade de uma pessoa para sempre. todos nós já passamos por vergonhas e momentos que nos deixaram mais duros e menos tolerantes. não são estas pessoas colocadas mais vezes que o normal nestas situações lamentaveis e marcantes? assim explico a minha teoria da instablidade. depois de isto tudo a população deposita nos médicos uma tamanha moral sobre eles, dizendo que têm vidas nas suas mãos e coisas do genero que fico impressionado com o pavoanismo que lhes transborda, até porque os que realmente tem vidas nas suas mãos são uma pequena percentagem da comunidade médica. outra coisa também que requer alguma reflexão é os preços praticados pelos médicos nos seus consultorios, naturalmente inflacionados devido a sensação de que podem fazer o que quiserem pois são médicos. fico realmente triste quando veja alguns médicos usarem o seu estatuto para usurparem o incauto e desgraçado que não pediu para estar doente. para ser sincero acho muito mais normal uma marca de renome pedir preços altos pelos seus produtos, pois neste caso só compra quem quer, no caso dos médicos, uma pessoa adoeçe e ele cobra 100 euros por uma coisa pela qual não anciamos nem prevemos. e depois pagamos em cima dessa "consulta" (respire fundo, muito bem... tem uma infecção... vai tomar este anti-biotico de 12 em 12 horas... pague no guiche porque eu sou muito importante para mexer com dinheiro) uns medicamentos carissimos que tem mais contra-indicações que beneficios...

assim me despeço com um abraço verdadeiro e enaltecendo que não tenho nada contra os médicos ou a comunidade de saude portuguesa. fico mais chateado e aborrecido com a sociedade que lhes coloca virtudes e "poderes" que não lhes são devidos...

1 comentário:

Anónimo disse...

apesar de mortais gostamos de prolongar a nossa vida e doa nossos queridos ao maximo por isso valorizamos tanto a classe medica (os possuidores do conhecimento q nos pode salvar).
Tambem nao estou de forma alguma contra a classe, pois sao importantes, mas sao tao importantes como muitas outras.
O roubo e escandaloso, mas infelizmente aceite socialmente.
Mas para mim tambem e um choque que ao contrario dos demais exista uma complacencia para com eles. São humanos, têm algum conhecimento mas nao todo e por isso erram. Contudo existem casos de negligencia, de incompetencia aos quais sociedade e justiça muitas vezes fecham os olhos. Se fosse noutra profissao seria despedido, culpado, ... mas como e o sr doutor foi uma pequena falha, coitadinho e humano!